Você sabe o que é e para que serve a kombucha?

kombucha

A kombucha foi um dos assuntos mais comentados nas últimas semanas, devido a uma série de vídeo que Caetano Veloso e a esposa Paula Lavigne postaram em suas redes sociais. A polêmica surgiu depois que o artista ganhou de presente algumas kombuchas. Caetano pesquisou no Google sobre a bebida, mas ficou insatisfeito com o resultado das explicações que encontrou.  

Mas, afinal, o que é e para que serve a kombucha?

Naturalmente gaseificada em função de seu processo de fermentação a partir do chá, a kombucha é uma bebida milenar que surgiu na China. Há cerca de 10 anos popularizou-se nos Estados Unidos (seguindo para a Austrália e países da Europa) e há pelo menos dois anos vem arrecadando fãs no Brasil.

Elaborada a partir de uma mistura de chá (pode ser branco, verde ou preto), açúcar e água, a bebida funcional recebe ainda a adição de uma cultura de bactérias e leveduras chamada Scoby. Durante o processo de fermentação, essa cultura, que se parece muito com uma panqueca esponjosa, se alimenta do açúcar, produzindo uma bebida com nutrientes que fazem bem à saúde como vitaminas do complexo B e C, além de minerais.

A kombucha é um probiótico, termo utilizados para caracterizar produtos alimentares que levam organismos vivos em sua composição. A receita faz bem à saúde, aumentando a imunidade e regulando a flora intestinal, além de nivelar o nível de açúcar no sangue.

Mas não é só em função de seus benefícios que a kombucha tem conquistado fãs Brasil a fora. Hoje, a bebida é consumida como qualquer outra, para tomar em diferentes momentos do dia e para refrescar-se, pois a forma de beber kombucha é bem gelada.

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!