Saiba por que dormir é fundamental para o organismo

sono

Hoje em dia o ser humano vive em constante adrenalina. O tempo não chega para o que a atualidade oferece e a verdade é que muitas vezes ouvimos dizer que o dia deveria ter mais de 24 horas. Numa espiral de trabalho, obrigações, tecnologias, entre outros estímulos, vamo-nos esquecendo de algo fundamental: dormir.

O sono está intrinsecamente ligado à vida. Não há nada mais natural do que dormir. Obrigatório para a sobrevivência, o sono é regenerador e reparador. Possibilita o equilíbrio e tem uma importância extrema na componente cognitiva de cada pessoa. Para pensarmos, trabalharmos, agirmos ou termos capacidade para decidir, precisamos de um regime de descanso saudável.

É durante o sono que algumas das hormonas mais essenciais ao equilíbrio do metabolismo são produzidas. O nosso organismo funciona de forma muito organizada e rege-se por ciclos específicos. Os distúrbios do sono ou a falta de cuidado com as horas de descanso fazem com que este processo se altere dando origem a consequências menos positivas tanto no âmbito emocional como no físico.

A falta de rigor com as horas de descanso é um dos grandes motivos para as pessoas contraírem diversas doenças. Hoje em dia trabalha-se entre 12 e 14 horas por dia, sem que percebamos o quanto isso é prejudicial para o nosso equilíbrio.

Cinco dicas para dormir bem:

  • É necessário respeitar o ritmo biológico e ser fiel ao que o corpo pede.
  • Deve-se evitar a prática de exercícios à noite.
  • É importante fazer refeições regulares durante o dia e não jantar depois das 22 horas. Comer muito à noite perturba o sono.
  • Se não conseguir adormecer, saia da cama e beba água ou um copo de leite morno. Procure esvaziar a cabeça de todos os pensamentos.
  • Os remédios usados para facilitar o sono podem criar dependência. Evite-os.

 

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!