Por que as frutas são fundamentais na alimentação?

Importantes para uma alimentação balanceada e equilibrada, as frutas são sempre pouco calóricas, contêm pouca gordura e não influenciam tanto no ganho de peso, ao contrário dos doces, massas, fritas e biscoitos.

Com base na Pirâmide Alimentar, a recomendação que o consumo seja feito de três a cinco porções diárias de frutas, dependendo da necessidade de cada indivíduo. É importante ir variando o cardápio e não comer apenas um tipo de fruta.

As frutas têm em sua composição grande quantidade de água, por isso hidratam bem o corpo. Elas também fornecem ao organismo vários nutrientes como vitaminas, minerais e fibras. Esse tipo de alimento contém gorduras e alguns açúcares naturais como frutose, glicose ou sacarose em quantidades pequenas, o que faz com que tenham baixas calorias.

Embora possuam esses açúcares naturais, as pessoas diabéticas não precisam parar de comer frutas, apenas o consumo deve ser moderado e a opção é ingerir as frutas que trazem mais benefícios, entre elas: a maçã, o abacate, a cereja, o limão, a amora e o coco. Estas têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, são ricas em vitaminas e fibras.

Ingestão de frutas na dieta

Para quem quer emagrecer comer frutas é essencial, mas é preciso ficar atento, pois existem variedades mais calóricas do que outras.  Muitas delas têm a mesma quantidade de calorias de uma fatia de bolo de chocolate, que possui 235 calorias.

Uma porção de 100 gramas do açaí, por exemplo, tem 247 calorias, já do abacate tem 162 calorias, da banana e da maça tem 114 calorias. Nestes casos a dica é consumir com moderação e comer porções menores.

Saber escolher as frutas certas pode fazer a diferença na hora de fazer a composição da sua dieta para emagrecer. O abacaxi, o maracujá, a melancia, a laranja, o mamão, o melão e a pera, ajudam na eliminação de gorduras e na perda de peso. Vale lembrar que as dietas devem estar aliadas a pratica de atividade física para garantir resultados melhores.

 

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!