Como manter uma alimentação saudável no Natal?

O Natal está chegando e as festas de fim de ano são conhecidas por serem recheadas com um cardápio bastante calórico. Para fugir das tentações e manter uma alimentação saudável nesta época, confira algumas substituições que você pode fazer na hora da ceia.

Para ter uma alimentação saudável não é preciso eliminar de vez os alimentos tradicionais como o peito de peru, a farofa, a maionese ou as entradas, basta saber prepará-los de forma saudável. A maionese, por exemplo, pode ser feita com um creme de iogurte desnatado e só uma colher de maionese na versão light.

Trocar a manteiga pelo azeite de oliva, tirar a pele do peru e temperar a salada com molho de iogurte também são ótimas dicas para tornar as refeições mais saudáveis. Essas medidas não alteram em nada o sabor dos alimentos e evitam a ingestão desnecessária de calorias.

As frutas cristalizadas, por mais que não pareçam, também são muito calóricas e podem ser substituídas por frutas secas.

Sementes como nozes, amêndoas e avelãs são boas fontes de proteínas. Uma alternativa saudável e saborosa é acrescentar um mix de cereais integrais nos pratos da ceia como, por exemplo, nozes, quinoa e lascas de amêndoas no arroz.

Nas sobremesas, o ideal é abusar das frutas picadas em forma de salada ou como mousses. Para manter uma alimentação leve no Natal, não é preciso abrir mão de nada, o principal segredo é a moderação. Economize nas calorias sem economizar no sabor, e tenha um ótimo Natal!

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!