Fevereiro Roxo alerta para cuidado com o Alzheimer

alzheimer

O Alzheimer é uma doença degenerativa que atinge as funções cognitivas, como a memória e a fala. De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ), cerca de 1,2 milhão de brasileiros têm a doença. Neste mês de fevereiro, a campanha Fevereiro Roxo alerta para o diagnóstico e cuidado com a doença.

Por ser uma doença de lenta evolução e com sinais e sintomas iniciais que podem ser facilmente confundidos com o processo natural de envelhecimento, muitos pacientes demoram, às vezes anos, para ter o diagnóstico do Alzheimer.

Apesar de não haver cura e dos tratamentos não serem capazes de alterar o curso da doença a longo prazo, o diagnóstico precoce pode trazer algumas vantagens para o paciente, tais como uma maior capacidade de prever e planejar o futuro nas fases mais avançadas da doença, quando o paciente estará incapacitado para tomar decisões profissionais e financeiras, e o início precoce de tratamentos que ajudam a melhorar a qualidade de vida.

Veja abaixo os 10 sintomas mais comuns na doença, muitos deles presentes nas fases iniciais e que devem servir de alerta para o paciente e para a sua família.

1.Perda de memória

  1. Perda de objetos pessoais
  2. Dificuldade para completar tarefas
  3. Desorientação temporal e espacial
  4. Problemas de linguagem
  5. Alterações de comportamento
  6. Agnosia (alteração de percepção)
  7. Alterações visuais
  8. Problemas de discernimento ou julgamento
  9. insônia

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!