Sociedade Brasileira de Diabetes estima que 14,3 milhões de brasileiros tenham a doença

diabetes

A Sociedade Brasileira de Diabetes (FID) estima que 14,3 milhões de brasileiros tenham diabetes, mas, de acordo com o endocrinologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas (FMC) da Unicamp, Marcos Tambascia, “metade não sabe que tem a doença” e destaca a importância de alertar a população sobre o tema.

Já a Federação Internacional de Diabetes (FID) revelou que 425 milhões de adultos têm a doença e que, em 28 anos, o número poderá chegar a 629 milhões, ou seja, uma pessoa em cada dez.

Especialistas apontam como principal causa da diabetes a epidemia global de obesidade. Um grupo de 32 cientistas explicou em 2011 que, “embora a maioria das pessoas obesas não desenvolva diabetes do tipo 2, o excesso de peso é um fator de risco bem estabelecido”.

O relatório da Direção-Geral da Saúde, apresentado em 14 de novembro, dia em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes – revelou que 55% das pessoas com diabetes são obesas.

Açúcar no sangue

Esta doença crônica é caracterizada por um elevado nível de açúcar no sangue. Pode ser de tipo 1, se o pâncreas não produzir insulina ou tipo 2, se o corpo tiver uma resposta fraca ao sinal enviado pelo pâncreas. Enquanto o tipo 1 não é reversível, o tipo 2 poderá ser, pois provém de um estilo de vida e alimentação inadequados.

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no Relatório Sobre Doenças Cardiovasculares e Diabetes, apesar de as doenças cardiovasculares estarem diminuindo, a ameaça dos níveis elevados de obesidade e diabetes e a falta de adesão aos tratamentos adequados aponta que em 2030 quase um em cada dois adultos seja obeso nos Estados Unidos, 40% no México, 35% no Reino Unido e 20% na França.

 

 

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!