Benefícios do exercício físico para mulheres grávidas

A prática de exercícios é recomentada para qualquer pessoa e, em especial, para as futuras mamães, pois trazem benefícios tanto para a mulher como para o bebê.

As atividades físicas reduzem o risco de complicações na hora do parto, geram maior controle de ganho de peso e atuam positivamente no estado psicológico, diminuindo as chances de depressão e estresse.

Os exercícios mais recomendados são aqueles praticados na água, como hidroginástica e natação, pois evitam forças gravitacionais, diminuindo as dores lombares e inchaço.

Mas, atenção, mesmo com inúmeros benefícios alguns cuidados devem ser tomados: evite temperaturas altas, beba muita água para se manter hidratada e use roupas leves.

Uma ótima alternativa para prevenir a perda do tônus muscular e melhorar a flexibilidade são os exercícios posturais como ioga, pilates e RPG. Em casos específicos, algumas práticas podem ser contraindicadas, por isso é importante consultar seu médico para escolher a atividade ideal.

Após o nascimento do bebê é importante retomar os exercícios. O inchaço e os quilos a mais podem ser eliminados com caminhadas, alongamentos e ioga.

Se o parto for normal, os exercícios estão liberados após um mês e, no caso de cesariana, de um mês e meio a dois meses após o parto.  A retomada das atividades deve ser gradual e respeitar a individualidade de cada mulher.

Até a liberação do seu médico, você pode começar com exercícios de condicionamento e fortalecimento do corpo ainda em cima da cama.

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!