Atividades que melhoram sua postura

Quando realizado adequadamente, o exercício físico proporciona fortalecimento muscular, tira a sobrecarga das articulações e, assim, dá sustentação correta ao corpo, resultando em um perfeito alinhamento e melhora da postura.

Algumas atividades favorecem mais esse trabalho de reeducação postural, como é o caso da musculação (que proporciona fortalecimento muscular), do alongamento (que relaxa e permite maior mobilidade, pois melhora a pressão nas articulações) e do pilates, do RPG e da ioga, que ajudam em todos esses aspectos e ainda favorecem a consciência corporal.

Outra dica indispensável para manter a postura sempre em dia é evitar carregar cargas (acima de 10% do seu peso corporal) durante atividades diárias, bem como arrastar móveis por longas distâncias ou por muito tempo. Alguns especialistas recomendam não ficar em postura estática (em pé), sem alternância de posicionamento.

 

Acompanhe algumas dicas para ideais para serem aplicadas no dia a dia:

  1. Evite trabalhar com o tronco inclinado para frente – sempre que estiver sentado, encostar totalmente as costas na cadeira e manter os dois pés apoiados no chão, sem cruzar as pernas;
  2. Durma de lado – com um travesseiro para apoiar a cabeça e outro entre as pernas para adequar à altura do quadril;
  3. Quando estiver em pé, apoie o peso do corpo nos dois pés, evitando sobrecarregar um só lado;
  4. Não carregue bolsas pesadas no ombro. Use uma bolsa média e segure com uma das mãos, sempre alternando;
  5. Pratique exercícios regularmente – pelo menos duas vezes por semana. Seus músculos ficarão mais fortes.

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!