Cuidados com o meio ambiente devem ir além do Dia da Árvore

dia-da-arvore

O Dia da Árvore no Brasil é comemorado dia 21 de setembro. A data escolhida antecede o início da primavera no hemisfério sul, que pode variar entre os dias 22 e 23 de setembro, dependendo do ano.

A data é celebrada com o intuito de incentivar a preservação das árvores e das florestas, conscientizar a sociedade sobre as consequências do desmatamento, poluição e outros vícios nocivos, além de ressaltar a importância das árvores no equilíbrio do ecossistema. As árvores proporcionam oxigênio por meio da fotossíntese, diminuição da temperatura, permanência de várias espécies animais, diversos frutos e outros tantos benefícios.

Infelizmente, os últimos acontecimentos mostram que a situação não está nada favorável ao meio ambiente. Dados na Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, e do Sistema Copernicus, da União Europeia, revelam que os incêndios em Nova Gales (Austrália), no Ártico Siberiano, na costa oeste dos Estados Unidos e no Pantanal brasileiro foram os maiores de todos os tempos, com base nos 18 anos de dados sobre incêndios florestais globais compilados pelas organizações.

Imagens do satélite da Nasa e outras organizações internacionais de pesquisa ambiental mostram que os incêndios florestais estão se espalhando na bacia amazônica no Brasil.  A maior floresta tropical do mundo, a Amazônia é um reservatório de carbono que diminui o ritmo do aquecimento global.  É também o lar de cerca de três milhões de espécies de plantas e um milhão de indígenas.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que o número de incêndios na Amazônia aumentou 28% entre julho de 2019 e julho de 2020.

Outra pesquisa do Inpe aponta que, no último ano, o avanço do desmatamento nas unidades de conservação da Amazônia – que, por lei, deveriam ser mais protegidas de devastação – foi ainda pior que na floresta como um todo. As perdas registradas nas áreas protegidas do bioma atingiram 1.008 km2 entre agosto de 2019 e julho deste ano, alta de 40% em relação aos 12 meses anteriores.

No dia de hoje, é importante reforçar que nossas árvores precisam ser preservadas e que campanhas de reflorestamento e educação ambiental devem ser incentivadas. Proteger o meio ambiente é papel de toda a sociedade e é fundamental que cada um faça a sua parte.

Curiosidade

Você sabia que cada região do nosso país possui uma árvore símbolo diferente? Observe:

Região Norte – castanheira

Região Nordeste – carnaúba

Região Centro-Oeste – ipê-amarelo

Região Sudeste – pau-brasil

Região Sul – araucária

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!