Setembro Amarelo “Vamos dar as Mãos” quer conscientizar população sobre prevenção ao suicídio

FACE2

O Centro de Valorização da Vida (CVV) promove ao longo deste mês uma série de ações para conscientizar a população brasileira sobre a importância de se discutir o suicídio.  O desafio é remover da sociedade, com urgência, o tabu de que falar sobre o tema incentiva a prática e fortalecer o senso de que a prevenção é, antes de mais nada, um processo educativo.

Durante a campanha, escolas, abrigos, unidades de internação e espaços públicos vão receber diversas atividades socioeducativas para alertar sobre a depressão, suicídio e outros problemas relacionados a saúde mental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o suicídio é a terceira causa de óbito entre os jovens de 15 a 29 anos, ficando atrás de violência interpessoal e acidentes de trânsito.

Se você precisa de apoio emocional, não hesite em buscar ajuda. O Centro de Valorização à Vida oferece atendimento voluntário para as pessoas com pensamentos suicidas por meio do telefone 188, e também via chat, e-mail ou presencialmente.

Você sabe como surgiu a campanha Setembro Amarelo?

Em 1994, o americano Mike Emme, filho do casal Dale Emme e Darlene Emme, se suicidou com apenas 17 anos. Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por saber muito sobre mecânica. Sozinho, o garoto conseguiu restaurar um Mustang 68 e pintou o carro todo de amarelo.

Porém, aqueles que conviviam com Mike não viram os sinais de angústia. No dia do funeral do jovem, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os cartões e fitas foram feitos por amigos de Mike e possuíam a seguinte mensagem: se você precisar, peça ajuda.

Em pouco tempo, os cartões se espalharam pelos Estados Unidos e começaram a surgir mais e mais cartões com pedidos de ajuda. Um professor de outro estado americano havia recebido um dos cartões de uma aluna pedindo por ajuda. Resumindo a história: por conta da grande repercussão do caso, a fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda.

Em 2003 a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do suicídio e o amarelo do Mustang de Mike foi a cor escolhida para representar esta campanha.

A campanha Setembro Amarelo teve início no Brasil em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

As primeiras atividades da campanha aconteceram na capital do país, em Brasília, e no ano seguinte outras regiões também aderiram ao movimento.

Mais informações acesse www.cvv.org.br

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!