Saúde bucal não é apenas uma questão estética

Saúde Bucal

Sabe aquela famosa frase “a saúde começa pela boca”? Ela é verdadeira, pois a boca é o local de entrada para bactérias e germes. Portanto, ter bons hábitos de higiene bucal podem prevenir doenças inclusive no coração, segundo especialistas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 11% da população nunca visitou um dentista. Entre eles, 2,5 milhões são adolescentes, mais de 8 milhões são brasileiros com mais de 30 anos que já usam prótese dentária e 3 a cada 4 idosos não possuem nenhum dente.

A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo. Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. É importante ressaltar que doenças na boca têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação. Estudos científicos também comprovam que a saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo.

As más condições de higiene bucal podem causar doenças que, por sua vez, podem levar a enfermidades (ou agravá-las), principalmente doenças cardiovasculares e diabetes.

Para ter um sorriso bonito e saudável, é preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e também uma última vez antes de dormir, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. A complementação da escovação pode ser feita passando o fio dental entre todos os dentes.

Manter uma alimentação saudável, controlando a frequência da ingestão de alimentos doces, principalmente entre as refeições também colabora com a saúde bucal. Quem usa aparelho ortodôntico, deve se preocupar mais com a limpeza dos dentes, gengiva e o uso do flúor, pois o aparelho retém muitos restos de alimentos.

Cuide da sua saúde, cuide da sua boca!

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!