Rir é um dos melhores exercícios para a sua saúde

De nada vale praticar esporte e atividades físicas se não for para ser prazeroso. Especialistas garantem que é melhor fazer tudo isso de bom humor e com muita risada.

O riso pode até não ser considerado o “melhor exercício”, mas, com certeza, é o melhor aquecimento aeróbio. Sendo assim, a caminhada ou qualquer outra atividade que seja intercalada com uma dose de risada será mais alegre e proporcionará mais leveza, descontração e saúde.

Entre os benefícios para uma pessoa que tem o hábito de dar boas risadas, destacam-se: preparação do sistema cardiovascular por meio do aumento da frequência cardíaca; aumento do fluxo sanguíneo para os músculos ativos e da temperatura corporal; aumento da troca de oxigênio e da velocidade de impulsos nervosos; diminuição da tensão muscular; entre outros.

O cientista e professor norte-americano Robert Provine faz as seguintes comparações para mostrar o poder da risada:

  • Cinco minutos de boas gargalhadas equivalem a 45 minutos de exercícios físicos aeróbios;
  • Rir cem vezes ao dia equivale a remarmos por dez minutos;
  • Rir por seis horas, sem parar, é o mesmo que nadarmos 400 metros ou corrermos por 20 minutos (ninguém ri por seis horas sem parar, mas esse comparativo mostra quão importante é a atividade física aeróbia quando damos boas gargalhadas.

Depois de conhecer tantos benefícios, antes de iniciar sua partida de futebol ou maratona, tire um minutinho para se aquecer com boas risadas junto de seus colegas ou equipe.

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!