Outubro Rosa: previna-se contra o câncer de mama

outubro-rosa-2016

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

O movimento surgiu em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em nova York e, desde então, promovida anualmente na cidade. Porém, só em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje, o outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo. A iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ele responde por 25% de novos casos da doença a cada ano no Brasil. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto em desenvolvimento.

Se diagnosticado e tratado no início, o prognóstico pode ser bom. No País, as taxas de mortalidade por câncer de mama ainda são elevadas por causa do diagnóstico tardio.

Você pode se e deve prevenir contra o câncer de mama. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico de sua confiança.

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!