Blog

Saiba o que é bulimia e veja como lidar com o problema

Saiba o que é bulimia e veja como lidar com o problema

Na bulimia, a ingestão exacerbada de comida em um curto período de tempo é um dos sinais que chamam a atenção, sendo que cada vez que uma pessoa se descontrola, ela ingere cerca de 2.000 a 5.000 calorias por episódio, sempre acompanhada pela sensação de sentimento de culpa e vergonha.

Na maioria das vezes, essas situações vêm acompanhadas de métodos compensatórios de purgação, como: vômitos autoinduzidos, uso de laxantes ou diuréticos, enemas, exercícios físicos extenuantes e jejuns prolongados.

O que mais chama a atenção nesses cenários são: o período de jejum prolongado e/ou dieta muito restritiva e atitudes que causam a perda de controle. Normalmente, os familiares não percebem o que está acontecendo.

Abaixo, listamos alguns comportamentos para detectar a bulimia:

  • Humor depressivo;
  • Preocupação excessiva com o peso e corpo;
  • Comer em excesso quando se sente angustiado;
  • Dieta restritiva seguida de episódios de compulsão;
  • Ter compulsões com alimentos calóricos e com doces;
  • Utilização de laxantes e vômitos para controle do peso;
  • Manter em segredo esses vômitos e as compulsões; e
  • Sensação de perda de controle e desaparecimento após a refeição.

O ciclo de comer e tentar compensar seja com os vômitos autoinduzidos, com o uso de laxantes, diuréticos ou a prática de exercícios extenuantes, se torna uma rotina que não traz resultados interessantes, levando as pessoas a se sentirem frustradas, humilhadas e, com isso, acabam recomeçando todo o ciclo novamente.

A bulimia se caracteriza tanto pela ingestão exagerada de alimentos, como períodos de restrição (o famoso jejum prolongado), este último sendo mantenedor de episódios de voracidade e, geralmente, podem ser alimentos ricos em gorduras e carboidratos.

É importante esclarecer que esta doença também pode levar ao óbito. Mesmo que a porcentagem seja baixa, várias situações estão envolvidas nesse processo, como o suicídio, pneumonia combinada com problemas cardíacos, reação hipertensiva decorrente da ingestão medicamentosa e o peso corpóreo.

Quando se detecta a doença, deve-se procurar profissionais especializados para auxiliar o paciente nesse processo. O psicólogo irá trabalhar a imagem corporal e as causas que o levaram utilizar a bulimia como recurso para a perda de peso, o psiquiatra que irá medicar de acordo com o histórico e queixas apresentadas e o nutricionista que prescreverá uma dieta equilibrada e adequada para cada caso.

Deixe uma resposta


Chat Online

NOSSOS CLIENTES

.. veja mais ..


Ação Corporate

CASES DE SUCESSO

Melhoramentos

A ginástica laboral foi uma necessidade levantada por nosso médico do trabalho, pois os índices de afastamento por LER/DORT estavam crescendo muito. Pesquisamos inúmeras empresas, e pudemos enxergar na Ação Corporate uma empresa parceira, que além de implantar o programa, adequa os seus profissionais à realidade da empresa e a sua cultura. leia mais

Agfa

Após a implantação da Ginástica Laboral em nossa empresa, houve diminuição significativa nas reclamações sobre dores, sobre a falta de disposição e sobre a ansiedade dos colaboradores. Assim, entendo que a Ginástica Laboral, contribuiu de forma positiva e contínua, na melhoria do ambiente de trabalho da nossa empresa. leia mais


DEPOIMENTOS

Alston
Após a implantação da Ginástica Laboral em nossa empresa, houve diminuição significativa nas reclamações sobre dores, sobre a falta de disposição e sobre a ansiedade dos colaboradores.
Meloramentos
A implementação da ginástica laboral em nossa empresa, significou, quebrar paradigmas, mitos e tabus.
Meloramentos
Após a implantação da Ginástica Laboral em nossa empresa, houve diminuição significativa nas reclamações sobre dores, sobre a falta de disposição e sobre a ansiedade dos colaboradores.