Praticar atividade física ajuda a reduzir o estresse

Entenda como o exercício físico pode auxiliar no combate e controle desse mal

O estresse é uma realidade cada vez mais constante em nossas vidas. A pressão no ambiente de trabalho, estudar cada vez mais para conseguir um emprego, o trânsito caótico, a violência, a globalização e a rapidez com que temos que nos adaptar aos avanços tecnológicos são fatores que exercem grande pressão em nosso dia a dia.

A princípio, o estresse se apresenta no organismo humano como uma reação de defesa. Na maioria das vezes, funciona como um recurso necessário para a sobrevivência. Contudo, quando presente em excesso, tem efeito negativo.

De acordo com pesquisas científicas, a atividade física é considerada uma das principais formas de controle e combate ao estresse. Esses estudos indicam que os exercícios aeróbios como corrida, caminhada, natação e outros, mantidos sem interrupção (por 30 minutos), são capazes de levar nosso corpo a produzir uma substância chamada beta-endorfina, que dá uma sensação de conforto, prazer, alegria e bem-estar. O exercício físico também ajuda a combater dois problemas bastante atuais na área da saúde mental: a depressão e a ansiedade.

Ao movimentar-se, você reduz os níveis dos hormônios estressantes no sangue, aumenta a autoestima, regula as funções respiratórias e circulatórias, melhora a qualidade do sono e o desconforto muscular.

Para se ter um bom resultado, os exercícios físicos devem ser realizados de três a quatro vezes por semana. Os exercícios aeróbios ao ar livre, atividades coletivas e divertidas devem ser priorizados, embora o que realmente importa é procurar uma atividade que lhe dê prazer.

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!