Novembro azul alerta sobre cuidados com a saúde do homem

novembro-azul

Depois de inúmeras ações para comemorar o Outubro Rosa, que chamou a atenção de mulheres para a prevenção do câncer de mama, o foco agora são os homens. No mês de novembro, o mundo inteiro se une em prol da Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é alertar a classe masculina sobre a importância do exame para detectar o câncer de próstata – glândula do sistema reprodutor.

O câncer de próstata mata um homem a cada 40 minutos no Brasil. Por isso, toda a campanha que alerta para a doença tem como objetivo diagnosticar casos no início, quando as chances de cura beiram os 90%.

Daí a importância dos exames anuais a partir dos 50 anos. Pessoas negras e que têm familiares de primeiro grau que desenvolveram câncer de próstata devem procurar um urologista para avaliar a necessidade de iniciar os exames a partir dos 45 anos.

Encabeçando os fatores de risco está a idade. Cerca de 62% dos casos são homens a partir dos 65 anos. Em seguida, vem o histórico familiar, raça (maior incidência entre os negros), alimentação inadequada, além de sedentarismo e obesidade.

Os sintomas só aparecem em casos avançados: vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar, levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral e dores fortes no corpo.

Procure um urologista e faça os seus exames. Previna-se e envelheça de forma saudável. Lembre-se: homens que se cuidam fazem mais sexo ao longo da vida.

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!