Blog

Campanha alerta para saúde do coração

Campanha alerta para saúde do coração

No dia 29 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração. A data é uma iniciativa da Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) para aumentar a conscientização sobre enfermidades cardiovasculares. A celebração tem por objetivo alertar a população a respeito do que podem fazer para cuidar da saúde do coração e evitar doenças cardiovasculares (DCV).

A atenção com a saúde do sistema cardiovascular é essencial para reduzir os índices da principal causa de mortes no mundo. No Brasil, cerca de 300 mil pessoas são acometidas por ano, o que corresponde a uma morte a cada dois minutos, de acordo com o Ministério da Saúde.

As DCV também são a principal causa de morte no mundo, com 17 milhões de mortes por ano (31% do total). Estima-se que em 2030, mais de 23 milhões de mortes sejam causadas por DVC, a maior parte delas em países de baixa e média renda. Tendo em vista a alarmante situação, a Organização Mundial da Saúde adotou com meta a redução de 25% das mortes por doenças não transmissíveis até 2025. Muitas DVC podem ser prevenidas adotando hábitos de vida saudável como evitar o consumo de álcool e produtos de tabaco, praticar atividades físicas e adotar uma alimentação adequada.

Apesar das campanhas de conscientização, os fatores de risco para o DCV, na verdade, tiveram um aumento significativo nas últimas décadas. Por exemplo, o número de pessoas hipertensas mundialmente subiu de 600 milhões para um bilhão entre 1980 e 2008. A proporção mundial de crianças com sobrepeso e obesidade atualmente é de uma em dez, totalizando 42 milhões abaixo dos cinco anos de idade. Em alguns países, esta proporção é ainda maior. Estima-se em mais de um bilhão de fumantes no mundo, um fator totalmente evitável de enfermidades cardiovasculares. Além disso, a população de diabéticos na Europa aumentou em 50% nos últimos dez anos.

Se não forem tomadas medidas preventivas, as mortes prematuras vão continuar a aumentar, tendo em vista o envelhecimento das populações e urbanização crescente, dando origem a uma verdadeira epidemia de doentes cardiovasculares. Esta situação representa um custo global da ordem de US$ 860 bilhões em cuidados médicos e afastamento do trabalho.

Além das decisões pessoais em adotar hábitos saudáveis, o Dia Mundial do Coração é uma oportunidade para se engajar em campanhas nas famílias, comunidades, locais de trabalho e outros círculos.

Deixe uma resposta


Chat Online

NOSSOS CLIENTES

.. veja mais ..


Ação Corporate

CASES DE SUCESSO

Melhoramentos

A ginástica laboral foi uma necessidade levantada por nosso médico do trabalho, pois os índices de afastamento por LER/DORT estavam crescendo muito. Pesquisamos inúmeras empresas, e pudemos enxergar na Ação Corporate uma empresa parceira, que além de implantar o programa, adequa os seus profissionais à realidade da empresa e a sua cultura. leia mais

Agfa

Após a implantação da Ginástica Laboral em nossa empresa, houve diminuição significativa nas reclamações sobre dores, sobre a falta de disposição e sobre a ansiedade dos colaboradores. Assim, entendo que a Ginástica Laboral, contribuiu de forma positiva e contínua, na melhoria do ambiente de trabalho da nossa empresa. leia mais


DEPOIMENTOS

Alston
Após a implantação da Ginástica Laboral em nossa empresa, houve diminuição significativa nas reclamações sobre dores, sobre a falta de disposição e sobre a ansiedade dos colaboradores.
Meloramentos
A implementação da ginástica laboral em nossa empresa, significou, quebrar paradigmas, mitos e tabus.
Meloramentos
Após a implantação da Ginástica Laboral em nossa empresa, houve diminuição significativa nas reclamações sobre dores, sobre a falta de disposição e sobre a ansiedade dos colaboradores.