Benefícios da corrida

A origem da corrida é localizada na pré-história, quando os homens precisavam se movimentar rapidamente para caçar ou fugir de seus predadores.

A corrida é uma prática que vem ganhando muitos adeptos no Brasil e no mundo. Além de ser um esporte acessível a qualquer pessoa, pois para correr basta ter um tênis e força de vontade, ela ajuda a emagrecer, definir pernas, barriga e glúteos, além de fortalecer os ossos e combater à TPM.  Porém, é importante ter a orientação de um profissional gabaritado, isso fará com que você evite lesões ou traumas mais graves.

Sendo um exercício aeróbio, à medida que você corre, a frequência cardíaca aumenta durante a atividade e quando isso acontece todo o sistema cardiovascular trabalha de forma mais eficiente. O exercício, praticado com regularidade, deixa o coração e outras partes do sistema cardiovascular mais fortes.

Outro órgão que se beneficia com a corrida são os pulmões, em função da frequência respiratória durante o exercício. O controle de peso, adquirido com a prática da corrida, desempenha um papel fundamental na prevenção do diabetes tipo 2, doença na qual os açúcares dos alimentos não são adequadamente metabolizados.

A corrida, quando praticada com regularidade, reduz a pressão arterial ajudando a controlar a hipertensão. Ela também reduz o mau colesterol que se acumula nas artérias. Tudo isso ajuda a prevenir ataques cardíacos e derrames.

Como correr é um exercício de impacto, a força dos músculos sobre os ossos ajuda a aumentar a densidade óssea, deixando-os mais fortes e saudáveis.

Um atrativo desta modalidade esportiva é o fator financeiro, já que a corrida pode ser praticada na rua ou em parques. Basta usar roupas confortáveis e um tênis de boa qualidade, pois ele ajuda no desempenho e evita problemas na musculatura.

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!