Aproveite o começo do ano para colocar os exames médicos em dia

Exame Médico

No começo do ano, muita gente aproveita para colocar a vida em ordem. Alguns refazem as contas, iniciam dietas, outros se matriculam em academias, entre outras iniciativas. Que tal incluir nessa lista um check-up completo?

Manter a saúde em dia é indispensável e, assim como adotar hábitos saudáveis, realizar exames de rotina é de extrema importância.

O check-up é essencial para prevenção: se uma doença for detectada no início, as chances de tratamento e cura são bem maiores. Os exames devem ser realizados a partir dos 35 anos de idade.

Entre os principais exames solicitados pelos médicos durante um check-up, estão o hemograma, creatina, glicemia, colesterol total e fração, triglicérides, ácido úrico, urina, fezes, eletrocardiograma, ergométrico, raios X, entre outros.

Para homens a partir dos 40 anos, inclui-se a avaliação de próstata. Já para as mulheres da mesma faixa etária, recomendam-se os exames ginecológicos preventivos e, após os 50 anos, mamografia e densitometria óssea. Esta última é realizada para avaliar a densidade dos ossos e prevenir a ocorrência de osteoporose.

É importante entender que um check-up só terá sentido se o seu principal componente for uma investigação cuidadosa de hábitos, estilo de vida e fatores de risco.

O check-up médico tem grande relevância quando realizado de forma global, desde o histórico do paciente, passando pelo exame físico até os laboratoriais. Dessa forma, a prevenção estará sendo feita adequadamente.

Mantenha seus exames em dia e cuide da sua saúde!

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!