Aniversário de São Paulo

Most famous bridge in the city of Sao Paulo, Brazil

O dia do aniversário de São Paulo é comemorado em 25 de janeiro, data em que foi celebrada a primeira missa no então planalto de Piratininga, terra escolhida pelos padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega para iniciar o processo de catequização dos índios.

Origem da cidade de São Paulo

Em 1553, José de Anchieta e Manoel da Nóbrega estavam em busca de um local seguro para a construção de um Colégio de Jesuítas. Eles saíram do litoral rumo ao interior onde encontraram o planalto de Piratininga, que reunia as condições necessárias e tinha um clima parecido com alguns lugares da Europa, como a Espanha.

Quando terminaram a construção do colégio, foi celebrada uma missa em 25 de janeiro de 1554, mesmo dia em que se festeja, na tradição católica, a conversão do apóstolo Paulo ao cristianismo. Para marcar o início daquela fase de catequização, a data seria escolhida, posteriormente, como aniversário da cidade, que passou a se chamar São Paulo em razão daquela tradição.

História

Apesar de a data ser considerada como a fundação de São Paulo, o planalto de Piratininga somente foi reconhecido como a cidade de São Paulo 157 anos depois, com a outorga do rei de Portugal.

A partir de 1815, São Paulo se tornou a capital da província de São Paulo e, em 1827, ganhou sua primeira universidade, transformando-se então um dos polos intelectuais e políticos da época.

No fim do século 19, veio o crescimento econômico com a exploração do setor de cafeicultura, atraindo diversos imigrantes para substituir a mão de obra escrava com a abolição da escravatura. Esses imigrantes depois foram trabalhar na área industrial, com o início da Revolução Industrial.

No século 20, a cidade de São Paulo se tornou um dos mais importantes polos industriais do país e uma das mais importantes fontes de produtos industriais para todas as regiões.

Marco zero

A partir da necessidade de criar um ponto comum de localização geográfica naquela cidade que estava em constante crescimento, foi aprovado, em 1932, a construção do hoje conhecido monumento Marco Zero, um ponto inicial fixado na Praça da Sé.

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!