Aniversário de São Paulo

O dia do aniversário de São Paulo é comemorado em 25 de janeiro, data em que foi celebrada a primeira missa no então planalto de Piratininga, terra escolhida pelos padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega para iniciar o processo de catequização dos índios.

Origem da cidade de São Paulo

Em 1553, José de Anchieta e Manoel da Nóbrega estavam em busca de um local seguro para a construção de um Colégio de Jesuítas. Eles saíram do litoral rumo ao interior onde encontraram o planalto de Piratininga, que reunia as condições necessárias e tinha um clima parecido com alguns lugares da Europa, como a Espanha.

Quando terminaram a construção do colégio, foi celebrada uma missa em 25 de janeiro de 1554, mesmo dia em que se festeja, na tradição católica, a conversão do apóstolo Paulo ao cristianismo. Para marcar o início daquela fase de catequização, a data seria escolhida, posteriormente, como aniversário da cidade, que passou a se chamar São Paulo em razão daquela tradição.

História

Apesar de a data ser considerada como a fundação de São Paulo, o planalto de Piratininga somente foi reconhecido como a cidade de São Paulo 157 anos depois, com a outorga do rei de Portugal.

A partir de 1815, São Paulo se tornou a capital da província de São Paulo e, em 1827, ganhou sua primeira universidade, transformando-se então um dos polos intelectuais e políticos da época.

No fim do século 19, veio o crescimento econômico com a exploração do setor de cafeicultura, atraindo diversos imigrantes para substituir a mão de obra escrava com a abolição da escravatura. Esses imigrantes depois foram trabalhar na área industrial, com o início da Revolução Industrial.

No século 20, a cidade de São Paulo se tornou um dos mais importantes polos industriais do país e uma das mais importantes fontes de produtos industriais para todas as regiões.

Marco zero

A partir da necessidade de criar um ponto comum de localização geográfica naquela cidade que estava em constante crescimento, foi aprovado, em 1932, a construção do hoje conhecido monumento Marco Zero, um ponto inicial fixado na Praça da Sé.

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter

Leave a comment

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.