Blog

HIV: sintomas, transmissão e prevenção

HIV: sintomas, transmissão e prevenção

AIDS, a sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immunodeficiency Syndrome), é uma doença do sistema imunológico humano resultante da infecção pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana – da sigla em inglês).

A doença se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico do corpo, com o organismo mais vulnerável ao aparecimento de doenças oportunistas que vão de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado com a presença do vírus HIV no organismo.

Entre as células de defesa do organismo humano estão os linfócitos T CD4+, principais alvos do HIV. São esses glóbulos brancos que organizam e comandam a resposta diante de bactérias, vírus e outros micróbios agressores que entram no corpo humano.

O vírus HIV, dentro do corpo humano, começa a atacar o sistema imunológico ligando-se a um componente da membrana dessa célula, o CD4, penetrando no seu interior para se multiplicar. Com isso, o sistema de defesa vai pouco a pouco perdendo a capacidade de responder adequadamente, tornando o corpo mais vulnerável a doenças.

Há alguns anos, receber o diagnóstico de AIDS era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas. Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa.

 

Veja, a seguir, algumas dicas importantes de como se prevenir contra a doença.

– Usar preservativo em todas as relações sexuais;

– Utilizar seringas e agulhas descartáveis. Nunca compartilhar as mesmas.

–  Usar luvas para manipular feridas, evitando assim o contato do contaminador;

– Não amamentar o bebê no caso de a mãe estar contaminada;

– Esterilizar instrumentos cortantes e perfuráveis.

Deixe uma resposta


Chat Online

NOSSOS CLIENTES

.. veja mais ..


Ação Corporate

CASES DE SUCESSO

Melhoramentos

A ginástica laboral foi uma necessidade levantada por nosso médico do trabalho, pois os índices de afastamento por LER/DORT estavam crescendo muito. Pesquisamos inúmeras empresas, e pudemos enxergar na Ação Corporate uma empresa parceira, que além de implantar o programa, adequa os seus profissionais à realidade da empresa e a sua cultura. leia mais

Agfa

Após a implantação da Ginástica Laboral em nossa empresa, houve diminuição significativa nas reclamações sobre dores, sobre a falta de disposição e sobre a ansiedade dos colaboradores. Assim, entendo que a Ginástica Laboral, contribuiu de forma positiva e contínua, na melhoria do ambiente de trabalho da nossa empresa. leia mais


DEPOIMENTOS

Alston
Após a implantação da Ginástica Laboral em nossa empresa, houve diminuição significativa nas reclamações sobre dores, sobre a falta de disposição e sobre a ansiedade dos colaboradores.
Meloramentos
A implementação da ginástica laboral em nossa empresa, significou, quebrar paradigmas, mitos e tabus.
Meloramentos
Após a implantação da Ginástica Laboral em nossa empresa, houve diminuição significativa nas reclamações sobre dores, sobre a falta de disposição e sobre a ansiedade dos colaboradores.