Blog

Dieta com acompanhamento nutricional é mais segura

Dieta com acompanhamento nutricional é mais segura

Fazer dieta virou uma mania entre mulheres e homens que se preocupam com a alimentação ou querem perder peso. Há quem tenha sempre na manga uma dieta da sopa, da proteína, dos pontos, sem glúten, que elimine o consumo de determinados alimentos ou exagere na ingestão de outros.

É importante estar atento, pois alterações radicais na alimentação sem ter o acompanhamento nutricional e ingestão de remédios podem colocar a saúde em risco e trazer complicações piores que o excesso de peso.

Ao planejar um programa alimentar, o nutricionista vai observar aspectos da individualidade do paciente, como a história clínica, familiar e social, exames laboratoriais, preferências, aversões, intolerâncias alimentares, doenças associadas, interações medicamentosas, nível de atividade física e questões psicológicas. Diante desses cuidados, conclui-se que muitos prejuízos podem ser causados por regimes de emagrecimento realizados sem adequada avaliação.

As dietas à base apenas de carboidratos, proteínas, fibras ou líquidos, por exemplo, são prejudiciais à saúde. Isso porque, isoladamente, esses grupos alimentares não são capazes de oferecer todos os nutrientes de que o organismo necessita e podem ocasionar déficit de vitaminas e minerais.

A ingestão excessiva de proteínas e gorduras pode resultar no aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos, além de facilitar o aparecimento de doenças graves. Dietas ricas em proteínas podem sobrecarregar o fígado e os rins, uma vez que esses órgãos atuam na metabolização de proteínas. A insuficiência de fibras é comum nesse tipo de dieta e pode alterar o bom funcionamento do intestino e facilitar o aparecimento de algum câncer.

Já os carboidratos, que são responsáveis pelo aumento de energia do corpo e tidos como vilões do excesso de peso, normalmente são excluídos das dietas que estimulam o emagrecimento rápido a qualquer preço. Porém, sua ausência pode diminuir a quantidade de serotonina, substância produzida no cérebro com a função de regular o apetite e a saciedade. A queda da serotonina pode levar à compulsão alimentar e ao aumento da ansiedade, dificultando o processo de emagrecimento.

Veja, abaixo, algumas dicas para emagrecer com saúde:

– Fuja das dietas da moda ou restritivas;

– Faça cinco ou seis refeições ao dia, em pequenas quantidades e priorizando os alimentos mais saudáveis;

– Inicie uma atividade física ou esporte para ajudar no emagrecimento;

– Não use suplementos ou medicamentos sem a orientação de um médico ou nutricionista.

 

 

Deixe uma resposta


Chat Online

NOSSOS CLIENTES

.. veja mais ..


Ação Corporate

CASES DE SUCESSO

Melhoramentos

A ginástica laboral foi uma necessidade levantada por nosso médico do trabalho, pois os índices de afastamento por LER/DORT estavam crescendo muito. Pesquisamos inúmeras empresas, e pudemos enxergar na Ação Corporate uma empresa parceira, que além de implantar o programa, adequa os seus profissionais à realidade da empresa e a sua cultura. leia mais

Agfa

Após a implantação da Ginástica Laboral em nossa empresa, houve diminuição significativa nas reclamações sobre dores, sobre a falta de disposição e sobre a ansiedade dos colaboradores. Assim, entendo que a Ginástica Laboral, contribuiu de forma positiva e contínua, na melhoria do ambiente de trabalho da nossa empresa. leia mais


DEPOIMENTOS

Alston
Após a implantação da Ginástica Laboral em nossa empresa, houve diminuição significativa nas reclamações sobre dores, sobre a falta de disposição e sobre a ansiedade dos colaboradores.
Meloramentos
A implementação da ginástica laboral em nossa empresa, significou, quebrar paradigmas, mitos e tabus.
Meloramentos
Após a implantação da Ginástica Laboral em nossa empresa, houve diminuição significativa nas reclamações sobre dores, sobre a falta de disposição e sobre a ansiedade dos colaboradores.