Blog

Alongamentos são essenciais para o corpo

Alongamentos são essenciais para o corpo

Nossos músculos tendem a encurtar quando ficamos muito tempo parados ou ficam enrijecidos quando fazemos alguma atividade física muito desgastante. O alongamento nada mais é do que um conjunto de exercícios que têm por objetivo devolver aos músculos o seu tamanho natural ou relaxar a musculatura.

Por isso, alongar-se é extremamente importante antes e depois de qualquer exercício físico. O alongamento serve, principalmente, como um fator de prevenção contra lesões musculares durante a atividade, ou seja, é uma forma de preparar seu corpo para se exercitar deixando-o mais flexível e ampliando seus movimentos. Depois do exercício, sua função é relaxar a musculatura, evitando dores posteriores à atividade.

Qualquer pessoa pode realizar alongamentos, independente da idade ou condicionamento físico, o que irá variar é a intensidade. Uma pessoa sedentária precisa começar com exercícios mais leves e, com o tempo, a intensidade vai aumentando gradativamente. Já os atletas de alto rendimento conseguem fazer alongamentos mais rigorosos.

O alongamento é uma atividade simples de ser realizada, pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora e sem nenhum custo.

É importante o auxílio de um profissional para ensinar e ajudar na execução dos exercícios, quando se está começando a alongar. Depois que você souber passo a passo de cada movimento, estes poderão ser realizados até mesmo em casa. O importante é ter consciência de que qualquer alteração na intensidade deve ser orientada.

Entre os benefícios que o alongamento proporciona, destacam-se:

  • Reduz o risco de lesões musculares ou entorses articulares (torcicolos, cãibras, etc.);
  • Aumento da flexibilidade e amplitude dos movimentos, melhorando o desempenho esportivo;
  • Reduz as tensões musculares, relaxando a musculatura;
  • Torna mais fácil algumas atividades físicas desgastantes, como corrida, natação, etc.
  • Reduz o encurtamento muscular;
  • Melhora a circulação sanguínea, prevenindo contra problemas articulares nos braços, pernas ou costas;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Reduz cólicas menstruais nas mulheres;
  • Contribui para a cicatrização óssea (em casos de fratura);
  • Auxilia no relaxamento mental, diminuindo o estresse;
  • Previne contra problemas posturais;
  • Desenvolve consciência corporal;
  • Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura corporal.

Deixe uma resposta


Chat Online

NOSSOS CLIENTES

.. veja mais ..


Ação Corporate

CASES DE SUCESSO

Melhoramentos

A ginástica laboral foi uma necessidade levantada por nosso médico do trabalho, pois os índices de afastamento por LER/DORT estavam crescendo muito. Pesquisamos inúmeras empresas, e pudemos enxergar na Ação Corporate uma empresa parceira, que além de implantar o programa, adequa os seus profissionais à realidade da empresa e a sua cultura. leia mais

Agfa

Após a implantação da Ginástica Laboral em nossa empresa, houve diminuição significativa nas reclamações sobre dores, sobre a falta de disposição e sobre a ansiedade dos colaboradores. Assim, entendo que a Ginástica Laboral, contribuiu de forma positiva e contínua, na melhoria do ambiente de trabalho da nossa empresa. leia mais


DEPOIMENTOS

Alston
Após a implantação da Ginástica Laboral em nossa empresa, houve diminuição significativa nas reclamações sobre dores, sobre a falta de disposição e sobre a ansiedade dos colaboradores.
Meloramentos
A implementação da ginástica laboral em nossa empresa, significou, quebrar paradigmas, mitos e tabus.
Meloramentos
Após a implantação da Ginástica Laboral em nossa empresa, houve diminuição significativa nas reclamações sobre dores, sobre a falta de disposição e sobre a ansiedade dos colaboradores.